Noticias

Busca

1ª Feira de Sementes Crioulas de Encruzilhada do Sul e Inauguração da Unidade de Beneficiamento de Sementes Crioulas "José Gilberto de Oliveira Tuhtenhagem"

« Voltar


 n/d

   Na sexta-feira (29) foi realizada na cidade de Encruzilhada do Sul a primeira edição da Feira de Sementes Crioulas. 

   Junto a ela ocorreu a inauguração da unidade de beneficiamento de sementes crioulas, a qual foi nomeada "José Gilberto de Oliveira Tuhtenhagem" homenageando assim um dos pioneiros no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e que como muitos que participam, engajou suas energias em prol dessa causa que beneficia a todos os segmentos sociais não havendo seu efeito apenas alcançando os pequenos produtores rurais como também os mais diversos agentes na sociedade.

   Atenderam ao evento agentes institucionais, tais como:

   *João Carlos Costa Gomes, Chefe de Transferência de Tecnologia na Embrapa Clima Temperado

   *Daniel Marques Aquini, representante do Arranjo Produtivo Local de Alimentos da Região Sul.

   *Irajá Ferreira Antunes e Gilberto A. P. Beviláqua, pesquisadores da Embrapa Clima Temperado.

   *Agnes Barbosa, representante da EFA-Sul.

   A feira teve como tema “Agricultura Camponesa e Reforma Agrária produzindo alimentos saudáveis” e sua organização foi feita em conjunto pelo MPA, MST, COOPERFUMOS e COOTAP. 

   Durante a feira foram realizadas diversas oficinas de manuseio sustentável da terra, bem como comercializados produtos que não afetam negativamente a produção seja no solo ou no alimento. É de suma importância este evento que traz consigo pautas como: Agroecologia, preservação da biodiversidade, valorização das sementes crioulas, crescimento conjunto para o segmento de pequenos agricultores.

   Alimentos livres de resíduos químicos não são somente benéficos a saúde como também ao meio ambiente, e fomentar o crescimento dos pequenos agricultores não somente toca suas vidas - cada uma delas em sua complexidade - como também fortalece a soberania de nosso país. Um país que não possui capacidade de produzir o próprio alimento corre risco de sofrer uma crise na segurança alimentar, e assim, sua população sofrerá as consequências da fome.

   É das mãos dos pequenos agricultores que parte o alimento que está em nossas mesas diariamente, e a eles devemos este bem tão necessário ao qual estamos tão acostumados a possuir que já não prestamos tanta atenção. A valorização das sementes crioulas mantem vivo o legado da agricultura milenar que acompanhou o desenvolvimento humano por muitas gerações e que nos traz a possibilidade de uma produção sustentável. Que esta seja a primeira de muitas edições deste evento fantástico. 

 
 
 
 
 

Agenda

   
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Eventos Data Atual
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Área de Abrangência

 
 
 
 

Governança





Convênio


 

Nossos Contatos

53 3275 8194

 
 
 
PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS